Seminário de Honra

Deus sempre pensou em dar aos homens uma vida plena e feliz. Após o pecado e a queda do homem, o Senhor elaborou um plano de salvação por meio de seu filho Jesus Cristo, para cumprir esse desejo de Seu coração (ver João 10:10). Uma das principais principais chaves para alcançarmos êxito em nossas vidas é permanecermos em uma cultura de honra.

Além de honrarmos nossos pais biológicos, o Eterno requer que venhamos a honrá-lo:

O filho honra seu pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem? Pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. São vocês que desprezam o meu nome! Mas vocês perguntam: De que maneira temos deprezado o teu nome? (Malaquias 1:6 – NVI).

As escrituras deixam clara a necessidade de honrarmos os líderes na Igreja:

Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: “Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal”, e “o trabalhador merece o seu salário”. Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas (1 Timóteo 5:17-19 – NVI).

Pais espirituais também devem ser honrados:

Não escrevo estas coisas para vos envergonhar; mas admoesto-vos como meus filhos amados. Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores (1 Coríntios 4:14-16 – ACF). Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou (Mateus 10:40 – ACF).

A exigência quanto à honra é ainda mais abrangente. A perspectiva bíblica é que venhamos a honrar todas as autoridades instituídas:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas. Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência. É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deêm a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra (Romanos 13:1-7 – NVI).

Nestes textos bíblicos citados, podemos ver a necessidade de usarmos a honra em todos nossos relacionamentos. Junto a essa ação que Deus reivindica de cada um de nós, Ele nos mostra os grandes resultados que alcançaremos por praticarmos a chave da honra. A consequência natural para alguém que usa tal chave é uma vida próspera, feliz e cheia de paz.

Conteúdo extraído do Livro: Honra – Uma Chave Que Muda Atmosferas – Apóstolo Estevão Salles Wagner

{"galleryImages":["https:\/\/centroapostolico.org\/wp-content\/uploads\/2024\/05\/Seminario-de-Honra.jpeg"]}